Ulisses&Penélope


Blog para mocinhas que se inspiram em Ulisses nas suas Odisséias em mares urbanos, sem deixar de lado JAMAIS a faceirice de uma luxuosa Penélope moderna.

Este é um espaço para você gastar 5 minutos lendo todo dia; uns poucos minutos testando as novidades e infinitas horas aplicando pro resto da vida o que achar que deve.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Da série TRUQUES REQUENTADOS*: Preparando terreno

*Roubado do meu antigo jardimdosencontros.zip.net

Para preparar a pele, podemos pensar em trabalhar em 04 etapas: limpar, hidratar, corretivo e pó.


Note bem que eu excluo o chique (mas vaguíssimo) termo "tonificar", porque sei que a maioria das visitantes deste Jardim não se dá sequer o trabalho de hidratar a cara. Quem dirá passar uma coisa com nome de remédio pra criança raquítica.... Então, vamos nos prender ao que é viável.

Já a famosa base eu tiro da jogada por experiência própria. Explico: moramos em Salvador, onde temos sol-calor-acarajé-Carnaval o ano todo, com temperaturas que desafiam a nossa sanidade e - o pior quando o assunto é maquiagem - uma umidade relativa do ar próxima dos 183%. Portanto, a não ser que a senhora tenha um ar-condicionado instalado em torno de si, o melhor é usar só o pó, que vai garantir um resultado mais leve e natural.
*****************************************************************************
LIMPAR: essa etapa eu me recuso a descrever. A única dica é que movimentos circulares sempre são os mais adequados para tratar nossos rostinhos;

HIDRATAR: Começam aqui as revelações. Para passar qualquer creme no rosto, mas qualquer creme mesmo, nós devemos fazer sempre movimentos que nos ajudem no combate às terríveis rugas. Ok; você deve estar pensando: mas eu não teho rugas. Aí eu lembro: ainda, baby. Ainda... Portanto, você pode ir ajudando a genética fazendo as coisas do jeito certo ou optar por ir fazendo uma reserva para o futuro lifting.(rs) Ameaças à parte, para passar hidratante devemos subdividir o rosto em 04 partes:

testa: movimento sempre de dentro para fora ou para cima. JAMAIS para dentro;

área dos olhos: também de dentro para fora. Embaixo dos olhos movimentos ascendentes e nas pálpebras movimentos mais para fora;

bochecha até queixo: de dentro para fora. Pode puxar um pouquinho as bochechas no movimento de dentro para fora, como que forçando um sorriso com as mãos. No entorno do rosto (bem perto da raiz do cabelo) é a única área que podemos fazer movimentos descendentes;

do queixo à base do pescoço: jogue a cabeça um pouco para trás. Movimentos da base do pescoço para a ponta do queixo, sempre subindo.

CORRETIVO: Grande aliado da beleza. O truque é bem simples, só exige um pouquinho de paciência e delicadeza. Após o hidratante secar COMPLETAMENTE, coloque um pouquinho de corretivo em todas as pequenas marquinhas, espinhas, cravos, olheiras e áreas avermelhadas do rosto. Se for líquido é uma micro-gota; se for bastão, é suficiente um toque com o corretivo. Agora, você deve dar batidinhas de leve com a ponta dos dedos nos lugares que você cobriu. Não vale esfregar, porque senão você vai tirar o que colocou. É só fazer isso até perceber que ficou mais regular e que as bordas dos lugares que você maquiou não estão marcadas. É simples, basta tentar./ Com as olheiras você pode esticar um pouquinho a pele para tirar o excesso de corretivo que vai ficar nas dobras logo abaixo dos olhos. É o único lugar que você pode esfregar, mas de leve, bem de leve mesmo, porque senão você tira o que colocou. Para o corretivo a regra é 'delicadeza'. Não adianta meter um tijolo de produto nas marcas indesejadas ou esfregar com força que fica tudo pior.

Dica premium: se você é do time da Vandinha e tem olheiras profundas ou se sofre mesmo com espinhas e vermelhidão avançada, vale investir nos maravilhosos corretivos coloridos. Os amarelados são para apagar as olheiras. Já os esverdeados são capazes de eliminar a vermelhidão. Há ainda os lilases. Todos são realmente difíceis de usar bem; é preciso 'equalizar' a cor perfeitamente, misturando com o cor de pele, senão as pessoas vão achar que você fugiu de um baile de Carnaval fora de época. O resultado, no entanto, é fantabuloso! Só teste com calma, nunca meia hora antes da festa-bombação, ok?!

PÓ COMPACTO/ TRANSLÚCIDO: Mesmo eu nunca entendi bem se há uma diferença entre os dois. Mas o fato é que passar pó compacto é a coisa mais fácil do mundo. Tem que saber escolher a cor certa (as dicas estão no 2o post desta série). Passe em todo o rosto com a esponjinha própria do produto e no final passe a mão de leve sobre o rosto, em movimentos circulares, para igualar melhor e dar um ar mais 'natural'. Tem que ser de leve e com a mão bem seca, senão a senhorita vai destruir tudo que fez até o momento.

********************************************************************************
Pronto! Nada difícil, espero...

São pequenos detalhes, muita delicadeza e produtos adequados à sua pele que garantem um resultado 'nasci assim'. Pois é esse o grande objetivo dessa etapa: no que se refere à pele, ninguém - que não um especialista - deve ser capaz de notar o que você fez de diferente. Pode até sacar que você está maquiada, mas se for capaz de 'ler' as etapas que você percorreu, sinto informar gata, mas ainda temos muito o que treinar.... rs

Nenhum comentário: