Ulisses&Penélope


Blog para mocinhas que se inspiram em Ulisses nas suas Odisséias em mares urbanos, sem deixar de lado JAMAIS a faceirice de uma luxuosa Penélope moderna.

Este é um espaço para você gastar 5 minutos lendo todo dia; uns poucos minutos testando as novidades e infinitas horas aplicando pro resto da vida o que achar que deve.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Da série TRUQUES REQUENTADOS: Olho-festa

*Roubado do meu antigo jardimdosencontros.zip.net

Tenho corrido muito. Eu e meu amigo Tempo estamos discordando um pouco acerca de sua disponibildiade. O trabalho vem como uma fog inglesa e inebria toda minha existência. A novidade boa é enorme e também double-face: o trabalho que anda me embebendo inclui projetos meus além das (rotineiras) demandas alheias. Além disso, tenho me ocupado de fazer as coisas com mais carinho e foco, o que às vezes altera o ritmo mas satisfaz o meu coraçãozinho cansado.

Mas, ando me perguntando que tipo raro de molécula constitui as demandas no serviço público, que se multiplicam como Gremlins lançados numa piscina olímpica. Tsc, tsc... Nota-se que o cérebro de uma pessoa está em fim de carreira quando ela utiliza referências cinematográficas top-top da Sessão da Tarde da infância anos 80. Afff...

Sei que você, moça bem-alfabetizada que é, deve estar se perguntando agora se sua educação de base foi mesmo assim tão boa, já que você pensa ter lido no título deste post algo como "Uhu!! Dicas de maquiagem e futilidades grátis!". E, até agora, eu só falei do meu universo interno, do universo paralelo onde transito e mesmo de bichos-verdes-malvados-gosmentos-vilões-da-Tela-Quente. Mas, tranquilize-se. Não vai ser preciso voltar à sua carteira escolar. O post é mesmo sobre o melhor que há no fato de ter nascido apenas com letrinhas "X" em seu mapa genético: frescurite socialmente liberada e aprovada.

Porque, mulher que ignora sua aptidão natural para frescurite é um milhão de vezes mais inacreditável que os monstros verruguentos que costumavam brotar das costas do Guismo. Entonces, para fazer valer o seu tempo investido até esta linha do texto, vamos ao OLHO-FESTA.

*********************************************************************************
Para OLHO-FESTA, nós vamos unir novos elementos ao OLHO-DIA-DE-SEMANA. Os brilhos entram em cena e já é permitido jogar com as cores menos naturais. O que ainda não é permitido são as viadagens tipo-diva-de-cinema, como postiços, pretos carregados ou combinações à la editorial de moda. Afinal esta é a maquiagem para quando você quer bombar, e isso inclui dançar a noite inteira e ser olhada com interesse pelas outras pessoas de ambos os sexos e não de ficar batendo papo com seu amigo gay e fashionista a noite inteira.

Como você está recebendo esta lição por vontade própria, vou ser otimista e imaginar que você conheça os passos que precedem a sua transformação em uma moça de olhar 43. Se você caiu de pára-quedas, pague o seu módulo extra no Supletivo e dê uma lida nas dicas anteriores, para não sair por aí com olhos de deusa e pele de civil, s'il vous plaît. Corretivo, pó e extras nessa tez, garota!
*********************************************************************************


Dito isso, saibamos que vamos precisar de alguns apetrechos: estojo de sombras + lápis preto/branco/marrom + delineador preto + rímel alongador mega-ultra-power + pincéis.

Alors, desçamos ao Playground!

ESTOJO DE SOMBRAS: Para um olho que se destaque na noite, o truque é usar tons de sombra com cores próximas. Possibilidades: marrom/amêndoa/cobre ou branco/cinza/prata ou bege/dourado/pérola ou preto/prata/branco ou berinjela/lilás/lavanda. Ok, tenho certeza que várias dessas tonalidades citadas só estão no seu universo semântico quando o assunto é gastronomia ou perfume. Então, siga a estrada de tijolos amarelos abaixo:

Em geral aqueles estojinhos de 02 ou 03 cores de sombra que vendem por aí são montados por pessoas de bom-senso, o que já serve como balizador para sua combinação. Para você que está começando a pegar gosto pela frescura mas ainda não quer gastar tubos de din-din, a CONTEM 1G, Natura, Marcelo Beauty e Boticário oferecem honestas opções. Não arrisque o velho e bom Elke, que peca pela textura e deixa sua maquiagem com cara de menina pobrinha. Indico fortemente a Bourjouis, que é pagável e tem cores lin-das;

O segredo da aplicação é entender que cada tom tem uma área específica do olho para se destacar. E pra isso existe uma sequência (ordem é tudo na vida, minha mãe já dizia.. rs). Cobrindo a pálpebra superior, apenas no arrendodado do olho, aplique a sombra de tom mais escuro do kit e com menor brilho. Ela serve de base pra olhar. Nunca deixe vazar pelo canto interno do olho, porque vai ficar com cara de estagiária preguiçosa de maquiador e não é isso que a gente quer... Passe bem, deixando uniforme mas não chapado. Não pode parecer que você se pintou com tinta guache, ok?! No fim, dê uma esfumaçada com a ponta do dedo pra ficar natural;

Aqui começa o pulo do gato: a sombra média, aquela que ainda não é só um pozinho translúcido. Ela entra agora. Pense que na área entre seu cílios e sua sobrancelha tem um Triângulo Escaleno. (?) Como eu sei que você colou nessa aula, eu pus o link aí. Vai lá conferir que eu espero... Pois bem; você deve espalhar a sombra como se cobrisse o desenho, indo do canto interno do olho (ponto A) em uma diagonal até o canto externo da sobrancelha (ponto B/C). Esfumace tudo, cobrindo de leve a parte mais perto da sobrancelha. Eu disse de leve e esfumaçado, viu, mocinha?!

Por fim, mas não menos importante, o brilho. Ele vai ser dado pela sombra mais leve do kit, que pode ser substituída por uma sombra iluminadora comprada em separado. A Boticário realmente bomba nesse quesito, e mesmo caras as sombras rendem muito, mas muuuuito mesmo. Você dá apenas leves aplicações do produto no 1/4 externo do olho. E, para o toque final, aplique com um pincel fino um trisco da sombra no canto interno do olho, rente à pálpebra superior. TCHANS! Olhar trucado mas sem legendas....

Por fim, veja se você consegue identificar a fronteira entre as sombras. Se a resposta for sim, esfumace mais um pouco. Não esqueça de tirar com um demaquilante os inevitáveis borrões, especialmente perto do nariz.

LÁPIS: Espero que essa parte você já tenha aprendido, gata! O que muda é:

Aplique o lápis preto bem rente ao cílios de baixo, mas pelo lado de fora. Se você deitar um pouco o lápis ajuda;

Passe na extensão de baixo toda, pesando bem do lado de fora e só delineando o lado de dentro. No 1/4 externo pode até dar uma borradinha por baixo dos cílios inferiores. Dentro é bem levinho; a idéia aqui não é ficar com cara de Cleópatra e sim deixar o olhar marcante;

Dê um toque de branco no canto interno do olho, mas pela parte de dentro;

Corrija possíves falhas na sobrancelha com lápis marrom. Se você é como eu e tem taturanas pretas residindo sobre seus olhos, nem pense em fazer isso. Abstraia as falhas e leve a vida. Ou melhor: faça uma pausa nessa leitura frívola, ligue para o maravilhoso Rei e marque um horário para ele fazer suas sobrancelhas. Tentar retocar com lápis preto vai transformá-la numa Rainha do Milho anacrônica, portanto não insista.

DELINEADOR PRETO: (...)
Olha, deixa eu ser sincera. Eu imagino que você, como metade dos mortais do sexo feminino com mais de 12 anos, deva estar afinzona de aprender a passar o delineador. No entanto, como boa moça-didática-filha-de-pedagoga que eu sou, não vou matar você com mais informações. Essa parte é delicada e tem vários pequenos truques para pintar bem os olhos sem parecer um guaxinim. Assim, páro por aqui e retorno em breve.

Um comentário:

renata voss disse...

ei, ficou sem o link do triangulo, mas procurei no google! rs
tô adorando o blog! :)