Ulisses&Penélope


Blog para mocinhas que se inspiram em Ulisses nas suas Odisséias em mares urbanos, sem deixar de lado JAMAIS a faceirice de uma luxuosa Penélope moderna.

Este é um espaço para você gastar 5 minutos lendo todo dia; uns poucos minutos testando as novidades e infinitas horas aplicando pro resto da vida o que achar que deve.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Da série TRUQUES REQUENTADOS*: Olho Básico

*Roubado do meu antigo jardimdosencontros.zip.net

Momento de fúria produtiva, com direito a mensagens na garrafa, fotos de revista, olhares por detrás do umbigo e letras cuidadosamente selecionadas sobre o teclado. É preciso aproveitá-lo!

Após mais de 1 mês de gestação e cobranças, eis o aguardado post sobre olhos. O playground da maquiagem feminina, onde cores, brilhos e texturas abrem a porta para a saída das divas de cinema que moram em cada uma de nós.

Se você é um rapazito desavisado, informo de novo: vai caçar algo melhor pra ler no interminável mundo da internet porque o que se segue é feminice da grossa! Vai, vai se ocupar de outra coisa, filho, e deixa as mocinhas aqui brincarem com seus alter-egos em paz.

Veja bem, como esta matéria é lonqüésima, e eu tô mega produtiva hoje mas não completamente entregue à vadiagem, as informações abaixo se referem apenas ao que chamo de OLHO-DIA-DE-SEMANA. As outras aulas desta extensa disciplina são OLHO-FESTA e OLHO-GLAM (este último, de longe o mais divertido pra pessoas viadas como eu. rs) virão em um outro dia. Minha promessa é apenas que não vai demorar tanto quanto a aula de abertura.

Portanto, mãos à obra. Chame as coleguinhas e vamos nos divertir!
*********************************************************************************


Para OLHO-DIA-DE-SEMANA, vamos usar apenas 3 ferramentas: sombra, lápis e rímel (sempre ele!). Isto porque estou considerando que as visitantes deste Jardim já conhecem a lição básica de como preparar a pele para a maquiagem. Entonces, pós corretivo, pó e afins, comecemos a parte divertida.

SOMBRAS: essa parte dá medo a muita Mulher-Maravilha moderna. Isto porque, no dia-dia, várias pensam que não há um caminho seguro para colorir os olhos sem parecer um louca tresloucada que saiu de manhã pronta para bombação da noite. Não precisa ser assim. O que é preciso saber é:

as cores pro dia pertencem à família dos tons terrosos ou bem clarinhos: marrom, cobre, castanhos, verde-musgo, rosa-velho ou branco translúcido, pérolas e seus primos próximos. Essas são cores permitidas. O segredo é que dê um tom bem de leve, que apenas destaque o seu olhar, sem denunciar de cara a cor utilizada. E, sombras translúcidas - para você que já abriu o dicionário on-line e está aí se batendo na frente do PC - são aquelas de textura bem fininha, quase invisíveis;

Há também as cores pro-i-bi-das: amarelos, verde-bandeira, azuis, rosa-choque, roxo.... Quanto mais longe de seu tom de pele, mais a sombra vai gritar pro mundo que você gastou tempo se maquiando de manhã, arriscando se atrasar pro trabalho. Se alguém percebe de cara que você pintou a cara, mau sinal... Amarelos, verde claros e azuis são definitivamente perigosos, pois certamente vão te deixar com cara de fugitiva do Baile-de-Carnaval mais próximo. Os lilases estão no limite; não recomendo para as neófitas;

As texturas mais recomendadas pro dia são as em pó, sejam daquelas tradicionais, em formato de tablete, que vêm do estojinho-básico-com-espelhinho, sejam aquelas dos mini-potes onde a sombra já vem toda soltinha. Em ambos os casos, dispense o pincel a passe com o dedo. Para o dia, cubra apenas a pálpebra, na parte arredondada dos olhos. Nada de subir para perto das sobrancelhas. De manhã, nada de ousadia, moçoila! E, sempre, mas sempre mesmo, esfumace um pouco, para não ficar chapado;

Dispense: sombras pretas ou grafite (semi-impossíveis de usar de dia); texturas cremosas ou líquidas (com o calor de nossa terra é capaz de escorrer e ficar parecendo uma forma inusitada de aplicar o batom); brilhos (permita-se apenas o brilho leve, presente em quase todos os produtos atuais).

LÁPIS: Como já toquei para fora deste Jardim os bofes desavisados, imagino que você que está lendo isto seja uma mocinha do sexo feminino mesmo. Assim sendo, você praticamente veio com o "programa de aplicação de lápis de olho" instalado de fábrica. Não vou explicar como fazer isso. Você consegue; basta ensaiar um pouquinho. Mas, como uma dica nunca faz mal a niguém, vamos lá: de dia, use apenas o lápis preto do meio pra fora da linha de dentro da pálpebra inferior. Não pese muito a mão para não ficar com o olho caído, já que sendo dia não vamos aplicar delineador ou similar, que serviria para equilibrar. Se você for muito loira, vale usar o lápis marrom. Se você tiver olhos muito pequenos, vale usar o preto do meio pra fora e um lápis branco bem de leve apenas no cantinho interno. Isso abre o olhar que é uma beleza!

RÍMEL PRETO: Esse é o seu amigo de todas as horas. Ele deixa o olhar mais marcante, foi feito pra não ser notado e a cada dia surgem novas possibilidades de sucesso neste campo. É o melhor brinquedo deste playground. Um segredo que aprendi e não dispenso, é curvar um pouco o pincel do rímel. Sem retirar o pincel de dentro do potinho, apóie a base do pincel, antes da parte das cerdas, na ponta do pote e force, curvando um pouco. O ideal é curvar em uns 45 graus. Nessa posição, você vai aplicar o rímel não na direção vertical, e sim na horizontal. Pense que o pincel é um limpador de pára-brisa. Usando de sua capacidade de abstração para entender essa imagem fuleira, mas que é a melhor que encontro agora, aplique umas 2 ou 3 camadas fartas do produto. Se embolar, desembarace os cílios com o próprio pincel. E, se borrar um pouco em cima, molhe a ponta de um cotonete com uma micro-gota de demaquilante ou com um hidratante cremoso e retire o borrão.
RÍMEL INCOLOR: Se você tem sobrancelhas rebeldes ou pouco definidas, penteie com o pincel e garanta chegar ao fim do dia com os seus pelinhos no lugar. Se você for do time das com poucos cílios, vale aplicar também um pouco nos cílios inferiores.

Atenção: para o dia, não recomendo preencher as falhas da sobrancelha de forma alguma. Nem com lápis marrom, nem com sombra, muito menos com lápis preto. A não ser que sua opção seja mesmo ficar parecida com o Chico Bento. Se a proposta fora essa, então ok; se jogue baby! Mas não diga que eu não avisei.....

*********************************************************************************
Bem, esta é a lição maaaaaaaaaaaais básica no que se refere a olhos. A proposta maior aqui é que você perca o medo da sombra e que o rímel (ele é nosso amigo, ele é nosso amigo!) faça parte de sua rotina. Em breve, olhos para momentos menos sóbrios da vida e depois o pós-doc: olhos à là Amy Winehouse e mocinhas do top dela.

Nenhum comentário: