Ulisses&Penélope


Blog para mocinhas que se inspiram em Ulisses nas suas Odisséias em mares urbanos, sem deixar de lado JAMAIS a faceirice de uma luxuosa Penélope moderna.

Este é um espaço para você gastar 5 minutos lendo todo dia; uns poucos minutos testando as novidades e infinitas horas aplicando pro resto da vida o que achar que deve.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Da série TRUQUES REQUENTADOS*: Bandeira branca

Roubado do meu antigo jardimdosencontros.zip.net

AVISO IMPORTANTE: Se você é um homem que caiu de pára-quedas neste blog, é melhor parar de ler este post por aqui. As coisas que vou confessar não dizem respeito ao universo masculino; são língua estranha para os portadores dos XY. Vai ler outra coisa que você ganha mais!
*********************************************************************************
Quem diria que algum dia meus cabelos agradariam alguém?...

Os cachos pendentes sobre minha cabeça sempre foram grandes oponentes, por sua rebeldia, falta de forma e talento inigualável para ar-ra-sar minha já frágil auto-estima. Passei a maior parte de minha vida com o cabelo preso, com coque, presilha, troncho e mal-amado, cheio de químicas inúteis. Não me achava nunca! A gente não se entendia e eu vivia uma novela: a mocinha manipulada pelo inimigo mau. (rs) Só para se ter uma idéia, eu fiquei black por acaso.

Vale o breve relato: sem dinheiro para retocar a raiz (mulheres cacheadas sabem bem o que é isso) entrei em uma biboca qualquer para mudar o corte, só para tapear a feiúra. Em questão de minutos a inabilidosa cabelereira já tinha me transformado em uma espécie de poodle molhado. Acho que ela tava bêbada e eu não percebi, de tão ruim que foi o resultado. Saí do salão chorando, ligando pro marido para saber se ele iria me aceitar mesmo estando a própria estampa do capeta. Eu fiquei tão desesperada que decidi quebrar o cofrinho, entrar no cheque especial e fui num salão super badalado para ver se alguém poderia me salvar. Caí na mão de Rei (um luxo! O cara que manda em minha madeixas até hoje) e ele disse que a única solução era cortar TODA A QUÍMICA, ou seja, uns 80% do cabelo. Era isso ou a forca. Fiquei com a primeira opção...

Tchan! Eis que hoje sou uma nêga maluca assumidíssima.

Ainda nesse episódio, fui catequizada pelo cabelereiro, que me explicou que cabelo difícil é igual mulher perua de multimilionário: tem que ser bem-tratado, senão joga sujo mesmo. Me indicou produtos maravilhosos, que juntos somavam umas 3 cifras. Me ensinou a usar e me ameaçou dizendo que se eu continuasse usando BIORENE na próxima vez ele não iria me atender. Eu, encantada com o resultado black power, obedeci. E integrei algumas marcas à minha cesta de futilidades mensais. É tudo caro, caro mesmo, à primeira vista. Se você é como eu que acha que lugar de comprar xampu é no Bompreço, vai ter que mudar de idéia rapidinho: bons produtos de verdade estão nos salões e lojas especializadas. Mas, juro, vale a pena. Você usa beeeeeem menos que os produtos baratos, o resultado dura mais e fica sensivelmente melhor. Vale tentar!

*********************************************************************************
Shampoo e condicionador: BONACURE, da Schwarzkopf. Tudo de bom! / KEUNE. Mais fácil de encontrar. MODO DE USAR: Molhe bem o cabelo para tirar um pouco da sujeira. Coloque o shampoo primeiro na sua mão, esfregue-as e depois passe no cabelo. Com carinho; seu cabelo não é pano de chão. Enxague e faça tudo de novo. Para cabelos como o meu, que são curtos mas bem, bem cheios, a medida de produto por vez é do tamanho de uma moeda de R$0,50. Parece pouco mas dá e sobra. Aí massageie o couro cabeludo até espumar bem. Pro condicionador vale a mesma coisa, só não precisa repetir. E nunca, mas NUNCA mesmo, deixe um restinho de condicionador achando que vai hidratar. O cabelo só vai ficar gogado....

Leave-in (finalizadores sem enxague): INTRAKERA, da Imagine. Às vezes é difícil de achar em Salvador./ SCULPING LOTION, da Keune. Vale, mas o outro é melhor. MODO DE USAR: Com o cabelo úmido, coloque mais ou menos a medida de uma moeda de R$1,00 na mão. Esfregue bem as mãos e comece a espalhar no cabelo. Tenha paciência; tem que ir passando ao longo das mechas do cabelo. Quando tiver bem espalhado, comece a apertar o cabelo. Isso mesmo: apertar e amassar bem. Isso vai diminuir o volume e garantir que ele seque com os cachinhos no lugar. Um luxo! (segredinho: quando eu tô sem saco nenhum, eu pico creme de pentear NEUTROX 4. Só vale o 4, que é pra cabelo tingido, mais potente. Não apele usando outro. Como esse creme é bem pesado, o cabelo ganha forma mais rápido. Mas não use sempre: com o tempo o cabelo vai ficando queimado. E aí, já sabe: tesoura! Portanto, não abuse.)

Creme de tratamento: Vale o das marcas anteriores. MODO DE USAR: 1 vez a cada 15 dias. Basta lavar bem o cabelo antes, só com shampoo. E passe o creme bem direitinho em mecha por mecha. Considerando que a gente mora numa cidade tropical e ensolarada, e que parte de nós trabalha no ar-condicionado, isso é realmente bem-vindo.

A moral deste post é: trate bem suas madeixas, assuma-as, teste novas formas de usar, façam as pazes. E não se contente com cabelinhos murchos sufocados em xuxas ou presilhas. Ou, pior, alisados à força e contra a vontade, por simples preguiça de se assumir. Se deixar levar pelos modismos por acomodação nunca é uma boa opção. E não estou falando apenas de cabelos!



Nota para as lisas: eu vou aprender como usar finalizadores como pomade e modeladores. Garantia de cabelos com volume e cheios de estilo.

Nenhum comentário: